Partilhe esta Página


Teste de Velocidade

 


 



Total de visitas: 10007
Fim do mundo
Fim do mundo

A saúde pública municipal

54684153168413232Muito se brinca com esta história de que o mundo vai acabar este ano. Segundo o calendário dos antigos Maias, nada a ver com a família Maia aqui de Mário Campos, este é o último ano em que o atual sistema de coisa irá existir, ou seja, não adianta correr não, o mundo vai acabar e pronto.

Tem até mesmo uma série de tv, com o consagrado ator Celton Melo que trata do assunto. A pergunta fica: O que você faria se soubesse que hoje é o seu último dia nesta terra?

As respostas são diversas, uns reuniriam os amigos para uma farra, outros apoveitariam para dizer ao patrão "aquelas" verdades que a muito queria dizer e não podia pois poderiam perder os empregos. Outros, iriam as compras. comprariam de tudo, estorariam o limite do cartão de crédito, do cheque especial e se atolariam em dívidas diversas, afinal, o mundo vai acabar mesmo. O que tem demais?251651651581

Mas voltemos de nossos sonhos e devaneios e vamos a realidade, o mundo não vai acabar, a vida continua e pronto. entretanto nossos atuais gestores acreditam que o mundo irá acabar junto com seus mandatos. Estão deixando a população a "ver navios" nos principais serviços públicos que deveriam ser prestados.

Saúde?

O Sistema Único de Saúde é péssimo, isso todo mundo sabe. É uma situação que se agrava pelo Brasil inteiro, mas aqui em Mário Campos nosso sitema de saúde entrou em "coma induzido". Poderia até mesmo dizer que o nosso sistema de saúde está no CTI ou UTI e simplesmente dizer que o mesmo encontra-se em coma. Mas não. A crise vai além disso. O coma foi induzido.

2156105616Induzido pela incapacidade da pessoa que esta a frente do gerenciamento do sistema. Antes podiamos chamar o posto de saúde de Mário Campos de "Policlinica", hoje nem posto de saúde é mais. Aquilo tá mais para um quebra-galho onde os servidores tem de se desdobrar para conseguir atender os pacientes com um minímo de conforto e presteza.

Antes, para quem se lembra a coisa não era muito boa não, mas tinhamos ali médico 24/7. Hoje fiquei sabendo que um médico foi contratado, veio trabalhar, tinha 12 pacientes para serem atendidos e o mesmo atendeu 08 e "vazou na braquiara", se escafedeu, foi-se e não quer nem mais passar por Mário Campos.

Se os profissionais médicos estão neste pé, imagine os demais servidores. Mas estes não podem simplesmente sumir ou ir embora, estes estão lá todos os dias, defendendo o pão de cada dia, ganhando salários irrisórios enquanto a responsável pelo gerenciamento do sistema quando a coisa aperta, simplesmente manda avisar que não está, ou que está em reunião e não sabe quando vai voltar. E ai? Quem é chingado? Quem é desmerecido? O servidor ou servidora que está no balcão ou no posto de trabalho.

O período eleitoral acabou, mas os mandatos do prefeito e dos vereadores ainda não. Cadê nossos vereadores para fiscalizarem a atuação do gestor do Poder Público Municipal. Estariam fazendo vistas grossas ou simplesmente não estão nem ai, afinal muitos não foram reeleitos.

Deixo aqui o desafio aos atuais vereadores e aos candidatos eleitos, formem uma comitiva e vão ao posto de Mário Campos e do Bom Jardim e verifiquem como andam as coisas. Nem remédio para pressão estão conseguindo mais nos postos.

Este povo que vos elegeu, que participaram ativamente de vossas campanhas, que foram as suas festas de comemoração da vitória, estão mendigando atendimento médico dentro do município e quando não conseguem, são obrigados a migrarem para Sarzedo para conseguir atendimento. E lá consegue, não é mesmo excelentissíma senhora Secretaria Municipal de Saúde? Pois lá tem competência no gerenciamento.

E mais, acredito que o primeiro a tomar uma atitude de ao menos verificar o que está acontecendo e publicará os resultados será o candidato eleito Eder Campos que vem mostrando boa vontade de trabalho antes mesmo de diplomado ou empossado.

Perai... Será que estou puxando-saco do candidato eleito Eder Campos? Não. Não preciso disso. O que estou afirmando é que ninguém sabe o suficiente para se afirmar que se sabe de tudo nesta vida. Quem acha que já viveu de tudo pode se surpreender com o desenrolar do tempo.

Postagem: William Soares | 13-11-2012 | 16:53:29